BELEZA
Cigarro é um dos causadores da celulite
Açúcar, gordura, sedentarismo e pouco consumo de água são os fatores mais conhecidos entre as causas da celulite, mas a medicina alerta que outras interferências internas e externas provocam ou aumentam o mal. Vida estressante, tabagismo e predisposição genética também são vilões nesta história.
Estrutura da pele com celulite
Antes de falarmos sobre estes agentes, vamos entender como a celulite se instala no corpo e quais são seus efeitos. A dermatologista Denise Steiner revela que a celulite altera a estrutura da pele de dentro para fora e pode até provocar dor. “A pele sem celulite tem a epiderme a derme e a hipoderme sobrepostas. Na celulite, ocorre a formação de traves onde ficam presas as células gordurosas e as fibras do tecido conjuntivo. Estas traves são formadas por colunas do tecido conjuntivo que ficam perpendiculares a pele. As células gordurosas ficam presas, são hipertrofiadas e acumulam mais gordura. Os vasos ficam com as paredes mais rígidas. O tecido conjuntivo (fibras) também fica endurecido, no que se chama fibrase (caroços). A visão clínica repercute o que acontece internamente. Há depressões porque o tecido conjuntivo puxa a pele para baixo e há aspecto de “casca de laranja”, porque a gordura vasa pelas traves. Os vasos e nervos são comprimidos e provocam dor”
.
Estresse - Essa condição inicialmente emocional interfere no organismo como um todo. O principal fator é o aumento do hormônio chamado cortisol. Este hormônio da família da cortisona favorece a retenção hídrica, interfere na vascularização da pele e, além disso, provoca fome direcionada para vontade de doces.
Herança genética - A celulite não é puramente hereditária, mas a genética influencia muito. O tipo de corpo, pele, predisposição para alterações hormonais, tendência ao sedentarismo são pontos com forte fator hereditário. Quem tem celulite na família deve prevenir o problema evitando dietas desequilibradas e mantendo sempre atividade física. Deve evitar também aumentar o peso.
Tabagismo - Sobre o cigarro, a doutora conclui que: “o fumo é altamente prejudicial, pois interfere na oxigenação da pele e também aumenta a oxidação e inflamação da pele. O colágeno é destruído e a pele fica flácida amarelada”.
HORMÔNIOS E CELULITES
Pode parecer injusto, mas é verdade que a celulite acomete muito mais as mulheres que os homens. Segundo a doutora Zuleika Halpern, endocrinologista, o responsável por isso são os hormônios femininos.
“Esta é uma das razões de algumas mulheres apresentarem celulite quando tomam contraceptivos orais, quando fazem reposição hormonal e quando ficam grávidas, pela ação dos hormônios e em maior intensidade, também quando há retenção hídrica e ganho de peso”
Um artigo publicado pela Clínica Naturale em São Paulo diz que a celulite está para a mulher, assim como a calvície está para o homem. São características de gênero associadas aos hormônios. No caso dos hormônios femininos, “eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e, além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino. Existe uma tendência, na mulher, a haver maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a celulite é mais frequente. Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parcela vai para estas áreas, e, ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de celulite. Ao emagrecer, os hormônios femininos dificultam a retirada de gorduras dessas áreas. Por essa razão muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não nas áreas de celulite”, avalia o artigo.
Mas não adianta sentar e lamentar. Combater a celulite começa com o abandono do sedentarismo, não importando o peso que se tenha, uma vez que até mesmo mulheres magras apresentam o problema. “É importante, também, dizer que muitas vezes a celulite é constitucional (por isso mulheres magras podem apresentar e outras, por exemplo, com o mesmo peso, apresentam graus diferentes do problema) e raríssimas mulheres não apresentam, mesmo que muito discretamente, algum grau de celulite”, esclarece a doutora Zuleika e acrescenta que “quando há excesso de peso, a celulite pode melhorar muito com um programa de reeducação alimentar e prática de atividade física regular, para a perda de peso, pois a celulite é muito pior em mulheres obesas”.
O mais indicado é procurar uma ajuda efetiva, que realmente leve à melhora da celulite, avaliação de uso de hormônios, avaliação do peso e as recomendações médicas necessárias. “Uma avaliação com um endocrinologista mostrará se há alguma alteração hormonal e/ou excesso de peso que possam ser regularizados”, orienta a médica.
Menos toxinas, menos celulite
Para livrar o corpo das toxinas, a melhor receita é ingerir dois litros de água por dia e colocar o corpo para suar. A água ajuda a limpar o organismo, estimulando o funcionamento dos rins, e o suor manda para fora dos poros as impurezas.
Cuidar da alimentação não é menos importante. A nutróloga e médica ortomolecular, Liliane Oppermann, garante que existe um “trio de alimentos pró-celulite” que devem ser evitados: “A alimentação rica em gordura e açúcar aumenta o depósito de tecido adiposo subcutâneo, comprimindo microvasos e afetando a estrutura local, levando ao aspecto ‘casca de laranja’. A chamada dieta inflamatória rica em carnes gordas, produtos refinados e álcool também aumenta a inflamação local. E o excesso de sal aumenta a retenção hídrica e o que já estava comprometido fica ainda pior”.
Produtos com conservantes, corantes, acidulantes, aromatizantes, agrotóxicos, a nicotina, a poluição, o álcool em excesso e muitos outros fatores abrem as portas do corpo para as toxinas. “O problema se agrava quando temos o sistema eliminador de toxinas afetado, que são os rins, o intestino e o fígado. A falta de ingestão de água faz com que os rins não eliminem completamente estes excessos, a alimentação pobre em fibras leva ao intestino preso, e o fígado de quem bebe, fuma, come alimentos gordurosos e usa outras drogas fica sobrecarregado para finalizar o trabalho de detoxificação”, alerta a médica.
Alimentação saudável é um cuidado diário e para inibir o aparecimento e até minimizar a celulite é preciso tomar alguns cuidados, de acordo com a doutora Liliane: “Controlar a ingestão de sal, doces e frituras. Dar preferência ao uso de frutas, verduras, fibras, laticínios desnatados, ingestão de, pelo menos, dois litros de água ou chás que são vasculotônicos como ginkgo biloba, ginseng, cavalinha, abacateiro, castanha da índia, açafrão, chá verde e centella asiática”.
É bom ficar de olho no prazo de validade dos alimentos, porque os vencidos ou em mau estado de conservação tem muito mais toxinas.
Alguns especialistas em alimentação natural recomendam também o consumo de aipo e funcho, que trazem benefícios na liberação de toxinas.
Ainda assim, não existe nenhuma dieta milagrosa. O que funciona, segundo a nutróloga, é a reeducação alimentar definitiva: “Afinal, a celulite é um problema que ataca gordinhas e magrinhas, moças e senhoras. Não tem jeito, nascer do sexo feminino é travar uma luta eterna contra a celulite”.
Circulação Linfática e Celulite
Que mulher não adora uma boa massagem? Além de tranquilizar a mente e relaxar o corpo, se ainda vier com o benefício de tratar a celulite, se torna perfeita. Esta é a drenagem linfática, procedimento utilizado em clínicas de estética para estimular a circulação linfática e eliminar líquidos retidos no corpo.
A dermatologista Isabel Martinez explica que o mau funcionamento dos vasos linfáticos formam edemas que podem provocar o surgimento da celulite. “O sistema linfático tem a função de remoção de fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e a produção de células imunes. A celulite é formada por vários fatores associados, desde hormonais, que alteram várias coisas no nosso corpo até ao mau funcionamento dos vasos linfáticos, que propiciam a formação do edema, colaborando para o aparecimento da celulite”
As massagens terapêuticas, como a drenagem linfática, podem amenizar males como a celulite. O portal da educação ilustra o procedimento de forma didática: “Imagine um quintal (o corpo), onde são jogados vários baldes de água (a linfa). Então, você pega o rodo (manobras de drenagem linfática) e puxa toda a água para o ralo (gânglios linfáticos) até secar o quintal, ou seja, desobstruir o local.
A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo”.
“A drenagem linfática é boa após a resolução do edema local, pois, quando ele existe, significa que o sistema linfático ultrapassou a sua capacidade e está em uma fase hiperdinâmica, ou seja, ele esgotou sua reserva funcional. Nesta fase temos que melhorar a causa do edema. Depois entramos com a drenagem linfática, pois, agora sim, o sistema linfático tem reserva funcional para tratamento”.
O ideal é procurar um médico nos casos de edemas e de inchaço nos gânglios do pescoço, axila ou virilha, conhecidos popularmente como "íngua". Também é indicado fazer a drenagem com profissionais de fisioterapia. Em casa, é possível aliar o cuidado com a circulação linfática e o combate a celulite estimulando diariamente as áreas afetadas com bons cremes de tratamento, massageando, principalmente, as pernas de forma lenta, ascendente e espiral.